Menu


De Segunda a Sexta Feira as 10:00 Hs na Rádio Sorocaba FM


12/10/2019 História Hoje - Livro Ursinho Puff foi transformado em sucesso no cinema
De autoria do escritor britânico Alan Alexander Milne, o livro Winnie-the-Pooh, publicado em 14 de outubro de 1926, conta as aventuras do garoto Christopher Robin e um ursinho de pelúcia, seu melhor amigo, em um bosque.

Confira como tudo aconteceu até os desenhos animados da atualidade, neste Especial do História Hoje.



11/10/2019  - Capitão América, um dos mais antigos heróis da Marvel Comics é também o mais conhecido de todos os tempos

O escritor e ilustrador americano que deu vida ao herói, na era de ouro das histórias em quadrinhos, Joe Simon, nasceu em 11 de outubro de 1913, em Rochester, nos EUA. Ele começou a mostrar seu talento artístico na produção do anuário do colégio onde fazia o ensino médio. Acompanhe o História Hoje e saiba mais sobre Joe Simon.



9/10 - Há 37 anos era oferecido o primeiro serviço bancário por computador

 Cada vez mais, tem crescido o uso de serviços bancários pela internet por meio de uma página segura de banco. O home banking, serviço bancário por computador, foi utilizado pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 9 de outubro de 1980.

Na época, a evolução e a prática da internet banking eram muito diferentes.

Para realizar uma operação bancária o cliente acessava sua conta por meio do telefone fixo. Esse modelo percorreu um longo caminho … E, atualmente, as visitas regulares aos caixas tem sido substituídas pelo internet banking.

A preferência se justifica pela comodidade e conveniência de se estar em qualquer lugar e poder utilizar o serviço a qualquer hora para fazer pagamentos de contas, transferências de valores, contratar empréstimos e consultar extratos.

Alguns clientes evitam fazer transações bancárias por computador porque consideram o meio vulnerável. Mas, o número de fraudes devido a problemas do banco e não do cliente é muito pequeno. Práticas do banco convencional como clonagem de cartões, assinaturas falsas e roubo de identidade são crimes muito mais comuns do que fraudes eletrônicas.

A segurança do serviço é garantida por senhas simples, como no caso de muitas páginas de compra. A transmissão dos dados é criptografada, recebe uma codificação secreta, tornando quase impossível se obter ou modificar a informação depois de enviada.

O Internet banking é menos seguro para o usuário descuidado. É essencial dominar tecnologias de informação e acesso à internet para não colocar dados em risco. Assim, alguns bancos exigem limite de idade no segmento de clientes.

Segundo a Febraban - a Federação Brasileira de Bancos, o celular é atualmente o canal preferido do brasileiro para fazer transações bancárias, o chamado mobile banking, com 34% das movimentações. Em segundo lugar está o internet banking, com  23% do total. Isso significa que, mais da metade das transações bancárias, no Brasil, tem sido resolvidas pela internet.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.




19/9 - Atleta que nasceu nesta data em 1922 ficou conhecido como locomotiva humana

Emil Zatopek foi o sétimo filho de um casal simples, que nunca se esqueceu das privações que viveu na infância.

Aos 14 anos saiu de casa para trabalhar e estudar e poucos anos depois participou de uma corrida de rua. Daí pra frente, só sucesso.


Confira no História Hoje, produzido por Beatriz Evaristo, com apresentação de Márcia Dias e sonoplastia de Messias Melo.


18/9 - Morre Jimi Hendrix, um dos maiores guitarrista da história, em 1970

 Johnny Allen Hendrix nasceu em Seattle, nos EUA.

Foi um jovem tímido e sensível que passou os primeiros anos da juventude cuidando do irmão mais novo, após o divórcio dos pais, em 1951 e a morte da mãe, em 1958.

Acompanhe o História Hoje com apresentação de Carmen Lúcia e sonoplastia de Messias Melo.


17/9 - Nascia Bill Black, um dos maiores baixistas norte-americanos, em 1926

 Batizado pelos pais como William Patton Black Junior mas foi apresentado por Elvis Presley como Bill Black, em um show em 1954, como um dos melhores baixistas do ramo.

Saiba mais sobre o músico neste História Hoje, produzido por Beatriz Evaristo, com apresentação de Jessica Gonçalves e sonoplastia de Messias Melo.


16/09 - Emancipação de Alagoas em 1817

 A separação de Alagoas e Pernambuco foi influenciada por movimentos como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

Saiba mais nesta edição do História Hoje.

Produção de Beatriz Evaristo, apresentação de Márcia Dias e sonoplastia de Messias Melo.


13/9 - Portugueses fracassam na tentativa de conquistar a cidade de Tânger, em Marrocos, em 1437

 Confira alguns fatos ocorridos em algumas sexta-feiras 13, ao longo de anos, que para alguns foi sorte e para outros azar, neste História Hoje, produção de Beatriz Evaristo, com apresentação de Jessica Gonçalves e sonoplastia de Messias Melo.


12/09 - Primeira mulher negra embarca em missão espacial em 1992

 Entrar no programa de formação de astronautas da NASA não é exatamente fácil.
Conseguir se destacar e fazer parte de uma missão que vá ao espaço é mais difícil ainda.

Alcançar esse feito sendo uma mulher negra, com todas as dificuldades que mulheres e pessoas negras enfrentam nos estudos e no mercado de trabalho, então, é um feito digno de aplausos.

Quem venceu todas as barreiras pela primeira vez foi a norte-americana Mae Jemison.

Em 1992, a bordo da missão STS-47 do ônibus espacial Endeavour, ela se tornou a primeira astronauta negra da NASA – e da história.

Conheça a história desta heroína da vida real, da astronauta norte-americana Mae Jemison nesta edição do História Hoje
História Hoje
De Segunda a Sexta Feira as 10:00Hs na Rádio Sorocaba FM


11/9
Diamante Hope foi furtado na França em 1792

 A pedra preciosa envolvida em um mistério ficou conhecida por uma suposta maldição.

O diamante Hope foi esculpido a partir de uma pedra bruta azul de 115 quilates, retirada de um templo indiano em 1610.

Saiba mais nesta produção do História Hoje, de Beatriz Evaristo, com apresentação de Jéssica Gonçalves e sonoplastia de Messias Melo.

10/9/

Assinatura do Tratado de Nystad em 1721 põe fim à Grande Guerra do Norte

 A aliança militar entre a Dinamarca, Rússia, Polônia e Saxônia travou um longo embate para conter a expansão do império sueco, durou por 21 anos.

A Suécia se tornou um grande império, mas em 1697 os países se organizaram em segredo para derrubar o império.

Acompanhe este História Hoje, produzido por Beatriz Evaristo, com apresentação de José Carlos Andrade e sonoplastia de Messias Melo.

9/9 /
Ilha de Páscoa foi reconhecida em 1888

 Conhecida pelos gigantes de pedra, localizada no oceano pacífico, tem 163 quilômetros quadrados, é chamada no idioma local como o umbigo do mundo.

O nome Páscoa foi dado à ilha, pelo navegador holandês Jacob Roggeveen, que encontrou o lugar em 1722, no dia da festa católica.

Confira este História Hoje, produção de Beatriz Evaristo, com apresentação de Dilson Santafé e sonoplastia de Messias Melo.

06/09/
Nascia o pintor Di Cavalcanti, no Rio de Janeiro, em 1897

 Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo transitou pela escrita e caricatura, além da pintura.

Ele teve influências importantes na política porque, conviveu com figuras como Joaquim Nabuco, Olavo Bilac e Machado de Assis.

Di Cavalcanti foi um dos idealizadores da Semana da Arte Moderna de 1922, em São Paulo.

Acompanhe o História Hoje, produzido por Beatriz Evaristo, com apresentação de Márcia Dias e sonoplastia de Messias Melo.


05/09/

Palavras do pai do positivismo inspiraram o lema Ordem e Progresso, escrito na Bandeira do Brasil

O francês Auguste Comte, que morreu em 5 de setembro de 1857, foi batizado como Isidore Auguste Marie François Xavier Comte.

Ele nasceu em ?Montpellier, em 1798 e foi criado numa família tradicional católica.

Aos nove anos entrou no Liceu de Montpellier e era ávido pelo conhecimento.

Saiba mais sobre o filósofo nesta produção do História Hoje, de Beatriz Evaristo, com apresentação de Jéssica Gonçalves e sonoplastia de Messias Melo.


4/9/
Pianista e compositor que criou o estilo musical ?Boogie-woogie faria hoje 114 anos

Meade Lux Lewis teria nascido em Chicago ou Kentucky, nos Estados Unidos, tendo a música como herança de família.

Primeiro estudou violino mas depois da morte do pai trocou o violino pelo piano.

Nos anos 20, tocou em vários lugares em Chicago mas depois de algum tempo, Lewis fracassou, para depois votar ao sucesso e morrer num acidente.


03/08/
Nascia em Maffersdorf, na região da Boêmia do Norte em 1875, o criador do Porsche

 Ferdinand Porsche tinha a alma de inventor e se formou engenheiro, mas ainda menino, após perder o irmão mais velho, o pai começou a prepará-lo para tomar conta dos negócios da família.

 Anos depois, Ferdinand Porsche deu início a um projeto de carro popular a pedido de Adolf Hitler e desenhou o primeiro modelo do fusca da Wolkswagen.



02/08/
Grande incêndio em Londres

Durante três dias, a capital da Inglaterra e do Reino Unido ardeu em chamas no ano de 1666.
Dos 26 bairros da cidade, 15 foram totalmente destruídos.


LANÇADO EM SOROCABA APLICATIVO DE TRANSPORTE EXCLUSIVO PARA MULHERES

"Bora Elas" chegou a Sorocaba nesta sexta feira (28), com o intuito de oferecer mais segurança no transporte compartilhado e promover a idependência financeira das mulheres que trabalham como motoristas.

Os recorrentes relatos de assédio e outros tipos de violência contra a mulher nesse mercado, tanto com as passageiras quanto com as motoristas, é o motivo do sucesso e popularização do aplicativo criado pelos empresários.

O aplicativo esta sendo implantado em Sorocaba e Região pelos empresários Paulo Rodrigues e Alexandre Rodrigues.

De acordo com os empresários, foram desenvolvidas novas funcionalidades no aplicativo, para oferecer mais segurança às mulheres. "Além do serviço de rota compartilhada, o aplicativo possue o botão S.O.S, que está disponível desde o lançamento da plataforma.

Paulo Rodrigues explica ainda que o aplicativo também oferece uma boa oportunidade de geração de renda, com horário flexível para mulheres que gostam de dirigir.

Os requisitos para ser uma motorista "BORA ELAS" são:
Ter "EAR" na Carteira Nacional de Habilitação, veículo com até 10 anos de uso, ar condicionado, ter quatro portas e estar em bom estado de conservação e após a aprovação dos documentos, é obrigatória a participação do treinamento da empresa.

https://www.facebook.com/boraelas/

Por: Roberto Neander - Rádio Sorocaba
(15) 99846.9800
Tenha também o seu site. É grátis!